BRASIL E MUNDO — Abertura
Brasileiras que moram na Polônia fizeram o L com a estrela comunista e agora enfrentam a ameaça direta de deportação por parte de um aliado de Flávio Bolsonaro.
Aqui no Brasil, a iconografia da foice e da estrela vermelha caminha livre pelas ruas como se fosse um adorno folclórico e inofensivo, mas em solo polonês a história é outra — lá o comunismo é tratado pelo que ele realmente é: uma ideologia nefasta proibida por lei.
Mas o detalhe que a grande imprensa tentou abafar envolve uma multinacional, identidades já mapeadas e uma promessa de ajuda direta para arrumar as malas que muda completamente o rumo dessa conversa.
BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento
O deputado polonês Dominik Tarczyński colocou o caso sob os holofotes ao identificar duas brasileiras que posaram com a estrela vermelha do Partido dos Trabalhadores. Na Polônia, país que sangrou sob o tacão tanto do nazismo quanto do comunismo soviético, a exibição pública de símbolos totalitários é vedada na constituição. O mecanismo estatal opera de forma implacável contra qualquer apologia a regimes que dizimaram milhões de pessoas à míngua, numa demonstração cívica exemplar de quem não aceita a repetição de tragédias históricas. Essa postura rígida não é um capricho momentâneo, mas sim o resultado de décadas de cicatrizes profundas deixadas por governos fantoches controlados diretamente por Moscou, onde qualquer dissidência era silenciada com prisões arbitrárias, trabalhos forçados e execuções sumárias.
O incentivo perverso dessa dinâmica revela a hipocrisia profunda de quem faz o L no conforto do primeiro mundo capitalista enquanto flerta com a miséria planejada de Cuba e da Venezuela. Elas achavam que podiam desfilar com o símbolo da escravidão estatal sem sofrer fricção alguma, ignorando que o contrato social em nações que escaparam do inferno vermelho não tolera a romantização da tirania. É a velha tática de colher os bônus da liberdade ocidental enquanto defendem a foice que corta cabeças, vivendo confortavelmente em economias de mercado prósperas ao mesmo tempo em que torcem pelo fracasso das bases que sustentam o seu próprio padrão de vida.
Fazendo uma analogia corporativa pragmática, imagine se uma empresa privada proibisse expressamente o uso de crachás de facções criminosas internas para preservar seu ambiente operacional e evitar danos irreparáveis à marca. Quando o Estado falha em coibir o coletivismo na raiz, a própria sociedade polonesa e seus representantes reagem para blindar o tecido social contra esse parasita ideológico, blindando mercados e garantindo que o ativismo radical não contamine o ambiente de trabalho e a convivência pacífica dos cidadãos comuns. Afinal, nenhuma corporação séria deseja ter seu nome associado a movimentos que promovem a destruição da propriedade privada e a expropriação violenta de bens.
O efeito colateral no mundo real não demorou a aparecer na rotina dessas cidadãs. Uma delas trabalha em uma multinacional e, mesmo estando legalizada no país, viu sua exposição política virar uma bomba-relógio corporativa que ameaça sua própria estabilidade profissional. A gerência de empresas estrangeiras não quer o ônus de carregar funcionários associados a escândalos extremistas, optando rapidamente por afastar quem traz instabilidade e barulho desnecessário para o caixa da companhia. No ambiente corporativo competitivo de hoje, um funcionário que atrai atenção negativa para a marca por motivos ideológicos torna-se instantaneamente um passivo de alto risco para os acionistas.
Enquanto a defesa patética nas redes sociais tenta pintar o caso como uma simples perseguição cívica ao voto legítimo, a realidade financeira e legal cobra seu preço implacável. [PAUSA_CURTA] — ou melhor, a conta chega exata para quem brinca com o monopólio da coerção alheia achando que vive em uma eterna colônia de férias onde as leis de proteção nacional não se aplicam aos militantes de palanque. É o choque brutal entre a bolha ideológica confortável da internet e a parede intransponível das leis de soberania de um país sério.
E sabe o que é mais cínico nisso tudo? Ver a turma que defende o controle estatal total choramingar quando o próprio Estado decide aplicar regras mais rígidas contra a imigração e a apologia ideológica. O roteiro é sempre o mesmo: idolatram o Leviatã quando ele confisca a renda alheia através de impostos escorchantes, mas berram quando a engrenagem burocrática se volta contra suas próprias escolhas estúpidas e irresponsáveis no exterior. Querem utilizar as ferramentas da democracia liberal apenas para destruí-la por dentro, revelando uma desonestidade intelectual crônica que contamina todo o debate público moderno.
BRASIL E MUNDO — Fechamento
Até quando essa turma vai continuar achando que pode exportar o delírio estatista brasileiro para países que já vacinaram sua sociedade contra o vírus comunista?
A lição definitiva é que a sua liberdade e o seu patrimônio dependem exclusivamente da sua capacidade de blindar sua vida longe das garras de qualquer burocracia estatal. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.