BRASIL E MUNDO — Abertura

Embaixadas e consulados americanos fecham as portas por tempo indeterminado no Brasil sob o peso de alertas severos de segurança.

Enquanto o aparato estatal tenta fingir que está tudo sob controle, a realidade é que o desespero político cobra o preço na vida de quem precisa de serviços básicos.

Mas qual seria o verdadeiro gatilho por trás dessas suspensões em série que a diplomacia prefere tratar apenas nas entrelinhas?

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

A suspensão repentina dos serviços consulares dos Estados Unidos e da Austrália no Brasil escancara o nível de deterioração institucional e a completa falência da previsibilidade jurídica e diplomática que o país alcançou nos últimos anos. O mecanismo é simples e assustador: diante de ameaças concretas, plantadas por narrativas histéricas e tensões geopolíticas alimentadas por militâncias inflamadas que perderam totalmente o controle do próprio destino, missões diplomáticas estrangeiras fecham o cerne de suas operações presenciais para proteger seus funcionários e salvaguardar suas equipes. Na prática, o cidadão comum, aquele que acorda cedo todos os dias, paga impostos exorbitantes e não tem absolutamente nada a ver com a sanha de poder dos políticos profissionais, fica trancado do lado de fora de portas fechadas, impossibilitado de emitir vistos cruciais, renovar passaportes ou resolver burocracias essenciais para suas vidas.

Parece piada de mau gosto, mas infelizmente é a mais pura realidade. Se o Estado fosse gerido como uma empresa privada que preza pela eficiência e pelo cliente, essa gestão desastrosa e incompetente já teria decretado falência fraudulenta há muito tempo. No entanto, o monopólio da coerção estatal funciona sob regras próprias e distorcidas, onde o cidadão é transformado em um cliente cativo que não pode cancelar o serviço ineficiente nem migrar para a concorrência no mercado livre. Os incentivos econômicos e políticos são perversos: quanto mais o aparato político tensiona o ambiente internacional com narrativas de conspiração barata e retórica antidiplomática, acusando potências estrangeiras de interferência indevida para justificar a própria incompetência gerencial e eleitoral, mais o pagador de impostos sofre as consequências diretas e devastadoras no bolso e na rotina diária.

E o roteiro desastroso é sempre rigorosamente o mesmo. A máquina estatal gasta uma quantidade absurda de energia e recursos públicos preciosos inventando desculpas esfarrapadas para mascarar o fracasso econômico generalizado e a perda inexorável de apoio popular, enquanto o caos institucional vira um espetáculo de horrores diário na praça pública. Em São Paulo, por exemplo, a Polícia Militar precisou isolar os arredores do consulado americano devido ao clima de extrema tensão e à falta absoluta de previsibilidade para a retomada das operações. Enquanto isso, quem tinha viagem internacional marcada, contratos corporativos urgentes ou planos familiares consolidados que lide com a própria sorte diante da ineficiência burocrática.

Como se não bastasse o fechamento abrupto das representações estrangeiras que isolam o país economicamente, o clima de paranoia coletiva atinge níveis alarmantes na capital federal com episódios dignos de uma comédia pastelão trágica. Um homem tentou invadir a área externa do Supremo Tribunal Federal e acabou arremessando uma mochila suspeita perto de um ponto de ônibus, mobilizando esquadrões antibombas caríssimos e paralisando completamente a Esplanada dos Ministérios. No fim das contas, era apenas um volume vazio, mas essa encenação caótica reflete com perfeição o estado mental deplorável de uma militância acuada que não sabe lidar com a realidade e com a própria irrelevância perante a história.

O ativismo estatal irracional e descontrolado cria um ambiente tóxico onde qualquer desequilíbrio momentâneo paralisa uma nação inteira, gerando prejuízos incalculáveis para o fluxo livre de pessoas, mercadorias e negócios. E você quer saber o que é mais profundamente cínico nisso tudo? Os mesmos grupos políticos que patrocinam a desordem, atacam parceiros comerciais estratégicos e fabricam crises diplomáticas artificiais são invariavelmente os primeiros a posar de vítimas na televisão quando a fatura pesada da irresponsabilidade finalmente chega para ser paga. A retórica violenta que alimenta essa gente não passa de puro desespero antecipado diante da inevitabilidade dos fatos.

No fim das contas, continuar esperando que a solução mágica venha de novos arranjos partidários ou da eleição de salvadores da pátria é insistir no erro clássico e infantil de terceirizar a própria sobrevivência e o próprio futuro. A única proteção real, duradoura e eficaz contra esse teatro de horrores burocrático é a descentralização radical, a blindagem internacional do próprio patrimônio e a rejeição absoluta a qualquer tipo de dependência dessa máquina estatal voraz que suga sua energia vital e destrói sistematicamente sua liberdade individual.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

Até quando o cidadão produtivo vai continuar financiando o próprio caos e aceitando pagar a conta de crises fabricadas por burocratas?

Proteja sua família, descentralize seu patrimônio e não espere nada de governos. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.