BRASIL E MUNDO — Abertura

Viralizou nas redes sociais o desabafo sincero de um professor de processo penal após mais uma sessão caótica e inacreditável no Supremo Tribunal Federal. Não é de hoje que a casta togada vem testando os limites da paciência e da lógica jurídica neste país, mas o espetáculo recente superou qualquer expectativa de sanidade institucional.

Enquanto ministros trocam oficios raivosos, acusações de tramoias e ameaças veladas nos bastidores, o cidadão comum assiste estupefato ao desmonte completo de qualquer vestígio de segurança jurídica. É o verdadeiro teatro do absurdo, onde o direito é moldado exclusivamente para atender aos interesses e salvar a pele dos intocáveis de Brasília.

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

A teoria contratualista clássica de Thomas Hobbes tentou nos vender a ideia de que o Estado seria necessário para evitar o caos do estado de natureza, exigindo que o indivíduo cedesse parcela de sua liberdade em troca de paz e segurança. Contudo, a realidade nua e crua escancara a falácia dessa narrativa burocrática. Ao concentrar poder absoluto nas mãos de uma oligarquia intocável, o que temos na prática é exatamente o oposto: os detentores do monopólio da coerção utilizam as leis não para proteger o cidadão, mas para perpetuar privilégios e blindar os próprios aliados contra qualquer tipo de responsabilização.

Basta analisar o festival de exceções e manobras processuais que se tornou rotina na mais alta corte do país. O conceito elementar de juiz natural, pilar básico de qualquer sistema minimamente civilizado, foi solenemente jogado no lixo desde a inauguração do famigerado inquérito das fake news em 2019. Como explicar aos estudantes de direito que um magistrado pode investigar, instruir, julgar e ainda votar em causas que envolvem a si próprio? É a mais pura inversão de valores, onde a regra do jogo é reescrita ao bel-prazer da conveniência política, destruindo qualquer pretensão de imparcialidade e transformando o ordenamento jurídico em um instrumento de arbítrio.

A sessão que motivou o desabafo do docente em Juiz de Fora foi um verdadeiro desfile de horrores procedimentais e disputas de poder descaradas. O episódio envolvendo o embate nos bastidores entre Gilmar Mendes e Luiz Fux ilustra perfeitamente o nível de degradação institucional a que chegamos. Gilmar disparou ofícios acusando Fux de armações e conluios para favorecer investigados, enquanto a resposta de André Mendonça veio a público escancarando a seletividade e o tom ameaçador das cobranças entre os próprios pares, citando inclusive vedações expressas da Lei Orgânica da Magistratura que parecem servir apenas para enfeitar papel.

Enquanto isso, o contribuinte financia toda essa superestrutura burocrática faraônica que produz apenas insegurança jurídica, instabilidade econômica e perseguição política seletiva. A promessa estatal de garantir ordem e justiça revela-se a cada dia como uma propaganda enganosa, mantida unicamente pela ameaça constante da coerção e do imposto cobrado à força. Quando a jurisprudência passa a depender do humor momentâneo de burocratas togados e da necessidade urgente de salvar rabinhos corporativos, a própria noção de justiça deixa de existir, sobrando apenas a lei do mais forte disfarçada de erudição constitucional.

O professor de processo penal resumiu o sentimento de qualquer indivíduo honesto ao declarar publicamente que se sente um verdadeiro palhaço por tentar ensinar balizas democráticas e limites legais que os próprios ministros do Supremo pisoteiam diariamente. A narrativa oficial insiste em pintar o Estado como o guardião da democracia, mas o espetáculo diário de brigas de capela, ameaças de exposição de dossiês e revogações arbitrárias de competências mostra exatamente o contrário. Estamos diante de um arranjo corporativo blindado, onde o cidadão comum é tratado como mero pagador de tributos sem direito a nenhuma garantia real.

É preciso chamar as coisas pelo que elas realmente são, sem os eufemismos bonitinhos que a imprensa tradicional e a patota institucional adoram utilizar para anestesiar o público. O que acontece nos tribunais superiores não é debate jurídico refinado; é pura e simples briga de facção pelo controle do aparato estatal. E nessa disputa cínica pelo poder, quem paga a conta da ineficiência e da bagunça institucional é sempre o indivíduo produtivo, que acorda cedo para trabalhar e descobre que as regras do jogo mudam conforme o interesse momentâneo dos donos do poder.

Chegamos a um ponto tão surreal na republiquetas dos burocratas que o próprio conceito de lei perdeu completamente o sentido prático. Se os guardiões da Constituição rasgam o manual todas as vezes que convém aos seus aliados, qual é a autoridade moral que resta a esse sistema? Nenhuma, absolutamente nenhuma. O desabafo do professor não passa de um eco melancólico da dura realidade: no fim das contas, viramos todos palhaços sustentando um picadeiro legislativo e judicial extremamente caro, ineficiente e autoritário.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

Bem-vindos ao deserto do real, onde o imposto é roubo, o direito virou piada de salão e a única certeza é que a burocracia estatal nunca vai admitir a própria falência moral. Se você gostou desta análise sem filtros, deixe o seu like, compartilhe este vídeo e apoie o nosso trabalho para mantermos a sanidade neste hospício a céu aberto.

Eu sou Albuquerque, este foi o quadro Brasil e Mundo no canal Ancapsu, e eu te vejo no próximo vídeo. Até lá!