BRASIL E MUNDO — Abertura

O espetáculo estatal não para de surpreender quem ainda insiste em confiar na eficiência da máquina pública. O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou o seu relatório anual obrigatório ao Congresso sobre o trânsito e a produção de narcóticos no mundo, e o diagnóstico reservado ao Brasil sob a gestão de Brasília é absolutamente devastador, embora seja perfeitamente previsível para qualquer analista cético.

Para a surpresa de zero pessoas que acompanham como funcionam os incentivos perversos da burocracia, o governo americano concluiu oficialmente que o Brasil falhou em combater o avanço do Primeiro Comando da Capital e do Comando Vermelho. Em vez de confrontar o crime, o Estado brasileiro permitiu que essas organizações expandissem seu domínio operacional.

E é importante esclarecer: não se trata de uma retaliação direta e imediata às decisões polêmicas do Supremo Tribunal Federal, mas sim do cumprimento de uma rotina burocrática em Washington. Contudo, o documento escancara de forma incontestável a falência da segurança pública sob o comando estatal e expõe o país ao vexame internacional.

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

O relatório do governo norte-americano enfatiza que, enquanto diversos países do hemisfério tomam atitudes firmes para conter as redes do narcotráfico, o Brasil se consolidou como um gigantesco polo e entreposto para o tráfego global de cocaína. Na prática, a inoperância das nossas autoridades funciona como um verdadeiro tapete vermelho para o crime organizado. As fronteiras continentais permanecem escancaradas, enquanto o aparato fiscal sufoca o pagador de impostos com burocracia. O monopólio da violência, que promete proteção em troca da pilhagem tributária diária, entrega ao cidadão de bem apenas total insegurança e impotência diante de cartéis fortemente armados.

O motivo desse fracasso retumbante é estrutural: a máquina pública não possui absolutamente nenhum incentivo econômico para resolver a criminalidade. Na lógica estamental de Brasília, o caos na segurança serve como pretexto ideal para exigir aumentos de orçamento, criar novas secretarias e expandir o controle sobre a população. Além disso, a retórica ideológica do atual governo enxerga a desordem social com complacência. Na visão dos burocratas de plantão, combater o crime de forma incisiva é secundário. O resultado direto dessa omissão deliberada é a transformação do território nacional em uma rota expressa e segura para a exportação de narcóticos rumo aos mercados norte-americano e europeu.

Paralelamente ao desgaste provocado pelo relatório de drogas, os bastidores em Washington fervilham com os debates sobre a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes e outros magistrados do Supremo Tribunal Federal. Veículos como a CNN Brasil apontam que a diplomacia americana hesita em congelar bens e cassar vistos neste exato momento. A hesitação não decorre de qualquer simpatia institucional, mas sim do receio de que sanções impostas imediatamente sirvam de palanque eleitoral para o governo atual construir a narrativa vitimista de ingerência externa na soberania nacional.

A diplomacia americana trata a geopolítica com a frieza de uma reestruturação corporativa. A minuta para aplicar as penalidades financeiras já está pronta nos gabinetes do Tesouro dos Estados Unidos, mas o Departamento de Estado prefere calcular o momento exato de apertar o botão. No entanto, pesquisas internas do Instituto McLaughlin revelam que o eleitor brasileiro não se deixa enganar pelo discurso de soberania usado pelos políticos. Cerca de 53% dos entrevistados afirmam que eventuais sanções americanas contra ministros do STF não alteram seu voto, enquanto 25% declaram que a medida aumentaria sua disposição de votar contra a atual gestão.

A pressão sobre a imagem das instituições brasileiras no exterior também vem crescendo por meio da atuação de congressistas americanos e da imprensa internacional. Deputados alinhados a Donald Trump acionaram a Organização dos Estados Americanos denunciando abusos judiciais, enquanto charges provocativas e artigos analíticos circulam livremente. O influente jornal Financial Times publicou uma extensa reportagem detalhando o escândalo financeiro que envolveu a derrocada bilionária do Banco Master e seus desdobramentos na Suprema Corte. O litígio bancário colocou o judiciário brasileiro sob holofotes mundiais de forma extremamente desfavorável.

O desmonte da imagem do Supremo no exterior é o sintoma inevitável de um sistema onde a arbitrariedade substituiu o estado de direito. Quando um tribunal de última instância vira destaque na imprensa financeira internacional por suspeitas de favorecimento em escândalos de bilhões de dólares, a maquiagem da defesa institucional desmorona. Para o mercado internacional e investidores estrangeiros, a percepção é cristalina: o Brasil se tornou um ambiente de risco sistêmico, onde contratos podem ser anulados e garantias individuais são ignoradas pelo arbítrio de burocratas que se julgam acima de qualquer lei.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

O quadro completo pintado pelas recentes movimentações em Washington escancara a falência tripla do leviatã brasileiro: incapacidade absoluta de proteger suas próprias fronteiras contra organizações terroristas do narcotráfico, iminência de sanções internacionais severas contra seus altos burocratas e perda irremediável de credibilidade diante dos mercados globais.

No fim das contas, a lição que fica é sempre a mesma: o Estado é um péssimo gestor, um péssimo protetor e um gerador contínuo de escândalos. Seja permitindo a expansão de facções criminosas ou blindando abusos de poder, a máquina pública custa caro ao bolso do pagador de impostos e entrega apenas caos e decadência. O espetáculo do fracasso estatal continua em exibição, e nós seguiremos cobrando a única solução real: mais liberdade individual e menos interferência desse monopólio ineficiente.