BRASIL E MUNDO — Abertura
A administração Trump retirou recursos de fundos federais da USAID e direcionou parte deles para grupos anticomunistas pelo mundo, gerando uma gritaria histórica sobre interferência estrangeira.
É hilário ver a turma do socialismo fingindo indignação só porque o dinheiro público que antes irrigava ONGs e agências de verificação de fatos de esquerda agora mudou de destinatário.
Mas o detalhe que a grande imprensa fez questão de esconder nas entrelinhas mostra exatamente para onde foram esses milhões e por que isso está tirando o sono dos burocratas de Brasília.
BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento
Vamos aos fatos detalhados descritos pelo jornal The Guardian e corroborados por relatórios internacionais recentes. O orçamento faz parte de um pacote massivo de mais de 166 milhões de dólares vindos diretamente do fundo de direitos humanos da USAID. A grande choradeira dos democratas americanos e da esquerda internacional é que o governo Trump cortou a mamata histórica de organizações progressistas ao redor do planeta e separou cerca de 40 milhões para apoiar pautas anticomunistas na África do Sul, na Europa e no Brasil. É o clássico choro infantil de quem perdeu a teta estatal garantida pelo contribuinte e agora grita golpe nas esquinas do mundo corporativo global. Como apontado pelo The Hill, parlamentares democratas já enviaram alertas inflamados criticando o direcionamento dessas verbas, fingindo ignorar olimpicamente que o modelo anterior servia exatamente para financiar o ativismo político alinhado aos interesses obscuros deles mesmos, criando uma casta intocável de militantes remunerados.
O mecanismo institucional é perfeitamente simples e cínico: por anos a fio, o dinheiro suado do contribuinte americano financiou uma rede global de aliados ideológicos sob o rótulo fofo e enganoso de direitos humanos. Quando esse fluxo contínuo de dinheiro fácil é interrompido e redirecionado para combater excessos estatais, censura e tirania institucional, os beneficiários de antes chamam isso imediatamente de interferência indevida e atentado à soberania. Se doar quantias bilionárias para ONGs de esquerda em 2022 era considerada filantropia global e avanço democrático, financiar a oposição corajosa ao autoritarismo agora virou um crime imperdoável para os donos do poder estatal. Trata-se de um incentivo perverso sistêmico profundo: o aparato burocrático acostumou-se a parasitar o erário internacional sem prestar contas a absolutamente ninguém, blindando-se sob a fachada pomposa de filantropia institucional sem escrutínio.
Pense nisso exatamente como uma corporação estatizada que monopoliza o mercado à força e proíbe o cliente final de cancelar a assinatura do serviço podre. Quando o caixa de subvenções estatais diminui para um lado, a diretoria entra em pânico absoluto porque percebe claramente que, sem o imposto alheio extorquido da população e sem o subsídio cativo, a operação toda desmorona rapidamente. O desespero profundo da nomenklatura brasileira com a atuação externa revela apenas o medo incontrolável de perder o controle absoluto das narrativas oficiais. Sem o fluxo contínuo e inesgotável de verbas para checadores de fatos amigos, fundações de fachada e influenciadores de aluguel, o império de mentiras construído meticulosamente para moldar a opinião pública simplesmente rui diante da primeira auditoria séria sobre o destino real dos recursos públicos.
E olhe bem para o tamanho do drama ridículo que armaram por causa de trocados insignificantes. Do total de 40 milhões de dólares destinados globalmente a essa frente anticomunista, apenas um único milhão de dólares foi direcionado a instituições no Brasil focadas em combater a censura arbitrária e os abusos cotidianos de poder do Supremo Tribunal Federal, com foco especial nas decisões monocráticas de Alexandre de Moraes. Um milhão de dólares não compra nem o cafezinho da burocracia dourada de Brasília, mas foi o suficiente para causar um pânico generalizado e indisfarçável nos gabinetes do poder. A quantia é completamente risível se comparada aos montantes colossais despejados por anos e anos para legitimar a máquina progressista, provando cabalmente que o desespero deles não é financeiro, mas sim o pavor absoluto de perder o monopólio sagrado da coerção narrativa e da censura.
A Advocacia-Geral da União, através de figuras de proa como Jorge Messias, já veio a público reclamar histericamente que interferências externas não serão toleradas sob hipótese alguma, enquanto o próprio Lula usa o episódio como desculpa esfarrapada para justificar o fracasso retumbante de sua política externa. O roteiro patético é sempre o mesmo: inventar uma ameaça externa fantasmagórica para blindar a corja instalada no topo da pirâmide estatal. E sabe o que é mais profundamente cínico nisso tudo? É ver a mesma patota hipócrita que aplaudia pitacos internacionais e pressões externas quando favoreciam o projeto político de poder deles agora rasgar as vestes e chorar pitangas porque o jogo virou e a verdade começou a vir à tona nos jornais estrangeiros.
O aparato estatal simplesmente não tolera nenhum tipo de concorrência na coerção institucional, muito menos tolera o escrutínio externo rigoroso sobre suas arbitrariedades diárias praticadas à luz do dia. Como destacou com precisão o jornalista Claudio Dantas ao repercutir o fato de que a administração americana acompanha o cenário institucional brasileiro de perto, a simples menção a uma fiscalização internacional independente já causa insônia crônica nos intocáveis da República. Mas a pergunta que não quer calar e que precisa ser feita é: até quando essa narrativa frágil de papel vai sustentar o castelo de cartas podre deles perante a opinião pública informada?
BRASIL E MUNDO — Fechamento
Será que o establishment brasileiro realmente acredita que vai conseguir blindar seus abusos jurídicos inventando teorias da conspiração sobre interferência estrangeira?
Proteja sua família, seu patrimônio e sua liberdade individual, sem esperar absolutamente nada de salvadores da pátria ou de arranjos partidários. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.