BRASIL E MUNDO — Abertura

Um legado histórico indesejado e involuntário acabou de cair no colo do país após o trágico falecimento do jornalista Márcio Chaer, fundador da revista ConJur, em São Paulo.

Enquanto a aristocracia jurídica de Brasília passa os dias debatendo fantasmas do passado e criando ameaças imaginárias, a realidade implacável da violência urbana bate à porta de quem a vida inteira defendeu o status quo.

Mas o detalhe que a grande mídia e os boletins oficiais tentam varrer para debaixo do tapete revela a verdadeira falência sistêmica que esmaga o cidadão comum todos os dias.

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

O mecanismo é cirúrgico e previsível para quem analisa o Estado sem lentes românticas. O ambiente jurídico brasileiro, ancorado em portais como a Consultor Jurídico, historicamente operou blindando privilégios e mantendo uma visão confortável e totalmente alinhada com as estruturas de poder da esquerda institucional. É a velha elite intelectual que vive em torres de marfim protegidas por muros altos, escoltas armadas e motoristas particulares, enquanto o cidadão comum precisa lidar diariamente com a corrosão implacável do tecido social e o colapso completo da segurança pública nas metrópoles. Repare bem: o aparato estatal consome bilhões de reais em impostos extorsivos sob o pretexto fútil de proteger a sociedade, mas o resultado prático e diário é a total desproteção nas ruas da capital paulista. E a transição desse teatro institucional engravatado para o asfalto sangrento expõe um contraste brutal que nenhuma nota de pesar oficial consegue disfarçar.

O roteiro trágico é sempre o mesmo, obedecendo a uma dinâmica perversa que se repete em ciclos ininterruptos. Quando a criminalidade galopante e fora de controle atinge quem apoia, financia e sustenta o sistema político vigente, a narrativa oficial entra instantaneamente em parafuso. Falam incessantemente de perigos etéreos, de fantasmas institucionais obsoletos e de ameaças democráticas abstratas, enquanto o trabalhador comum perde o celular duramente conquistado, o carro financiado e a própria vida para criminosos que contam com a leniência sistemática das leis frouxas e das decisões terrivelmente brandas dos tribunais superiores. O Estado funciona como um péssimo monopólio coercitivo: ele cobra caro pela segurança, mas entrega apenas insegurança jurídica e física absoluta. Se o governo fosse uma empresa privada operando com esse índice catastrófico de sinistralidade, ineficiência e falência operacional, os gestores já teriam sido demitidos por justa causa ou expulsos do mercado por incompetência crônica, provando cabalmente que a ineficiência e o descaso estatal são os seus únicos produtos sempre garantidos.

E sabe o que é o mais profundamente cínico nisso tudo? O mesmo ecossistema político e intelectual que aplaude políticas de brandura com a criminalidade urbana sob o eufemismo intelectualizado de inclusão social é o que depois presta condolências protocoladas e discursos vazios quando a tragédia bate na própria porta. É a desconexão absoluta entre a causa e o efeito que paralisa o país. O jornalista lutou a vida toda nos bastidores contra moinhos de vento imaginários, ignorando solenemente que o verdadeiro monstro corrosivo destruía as ruas à luz do dia. A esquerda institucional tem pavor profundo de encarar a própria responsabilidade histórica no desmonte deliberado da segurança pública, porque fazer isso exigiria admitir publicamente que suas bandeiras ideológicas destruíram o país real. Prefere sempre manter o foco em narrativas convenientes que justificam a expansão contínua, abusiva e sufocante do poder estatal sobre a vida dos cidadãos honestos e produtivos.

O custo oculto e assustador dessa miopia ideológica crônica é pago diariamente com sangue, lágrimas e patrimônio pelo pagador de impostos cativo. Enquanto ministros, magistrados e autoridades emitem notas de pesar burocráticas e distantes, a população continua refém indefeso de uma máquina estatal que monopoliza a violência, desarma a população e proíbe severamente o indivíduo de exercer sua legítima defesa. A morte de Márcio Chaer, por mais lamentável, dolorosa e trágica que seja no plano estritamente humano, serve como um espelho incômodo, cruel e definitivo da falência completa do modelo estatista que ele ajudou a legitimar confortavelmente nos salões dourados do direito. Nenhuma retórica pomposa de gabinete consegue apagar o fato incontestável de que o Estado falhou miseravelmente na sua única atribuição básica e essencial, deixando cristalino que a proteção real do cidadão comum foi totalmente abandonada em favor de disputas políticas mesquinhas e narrativas partidárias.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

Até quando a classe dirigente vai continuar ignorando o colapso real da segurança pública para se dedicar a combater fantasmas políticos que só existem na imaginação de Brasília?

A lição amarga que fica é que a sua segurança e a do seu patrimônio dependem exclusivamente de escolhas individuais e privadas, longe das falsas promessas de proteção estatal. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.