BRASIL E MUNDO — Abertura

O PT acusa o fechamento temporário da embaixada dos Estados Unidos de ser uma interferência estrangeira direta nas eleições brasileiras. A cúpula da campanha governista correu aos microfones para denunciar uma suposta conspiração internacional porque repartições diplomáticas suspenderam atendimentos por tempo indeterminado.

A retórica oficial tenta vender a narrativa infantil de que o eleitor médio, ao ver uma fila consular suspensa, mudaria magicamente o seu voto na urna. Como se a burocracia de Washington operasse como cabo eleitoral de oposição em vez de seguir protocolos rígidos de segurança que o establishment de Brasília finge ignorar.

Mas o detalhe que a propaganda partidária faz questão de enterrar envolve alertas reais de inteligência sobre ações coordenadas do crime organizado e prisões de alto escalão na fronteira, mudando completamente o cenário.

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

O coordenador da campanha do PT, Edinho Silva, veio a público classificar a suspensão dos serviços consulares norte-americanos como manobra política deliberada para tumultuar o pleito nacional. A tese é surreal: governos estrangeiros sérios não fecham instalações diplomáticas por capricho partidário de terceiros, até porque cada dia de portas fechadas representa prejuízo operacional e interrupção na emissão de vistos para turistas que injetam bilhões na economia receptora. Há uma engrenagem institucional pesada que exige justificativas de segurança extremas antes de qualquer paralisação desse calibre. E esse movimento diplomático não partiu exclusivamente dos americanos.

Austrália também suspendeu serviços, enquanto Canadá, Argentina e Israel emitiram comunicados formais recomendando cautela máxima ao seu pessoal em solo brasileiro. Tratar um alinhamento defensivo dessa magnitude como simples picuinha de corrida eleitoral local beira o delírio conspiratório. A máquina governista tenta inverter a causa e o efeito: em vez de investigar as ameaças concretas que motivaram tais medidas preventivas de potências globais, aciona imediatamente o aparato de censura e o STF para silenciar qualquer menção a risco à segurança pública. Essa postura defensiva revela muito sobre quem realmente teme a verdade vindo à tona.

Parece piada, mas não é. Documentos e relatórios de inteligência policial em São Paulo apontam planos do Primeiro Comando da Capital para promover ataques coordenados em vias públicas, delegacias e representações oficiais. O crime organizado não opera no vácuo; ele reage a mudanças geopolíticas e desdobramentos operacionais graves que ameaçam suas rotas consolidadas de exportação de entorpecentes para o mercado europeu e norte-americano. Quando facções armadas percebem o cerco se fechando contra figuras-chave do esquema transnacional, a resposta costuma ser a intimidação violenta e o caos programado. O alerta internacional mira exatamente essa instabilidade explosiva.

A conexão internacional fica ainda mais nítida com os recentes episódios ocorridos na Bolívia, onde o procurador-geral Roger Mariaca foi preso em uma operação de combate ao narcotráfico e lavagem de capitais. As acusações partiram de relatórios contundentes que apontam proteção estatal e facilitação operacional para redes criminosas ligadas ao traficante uruguaio Sebastián Marset, figura diretamente associada à distribuição do PCC na América do Sul. Catorze pessoas acabaram detidas, incluindo promotores apanhados fugindo com ambulâncias carregadas de dinheiro vivo, desnudando a promiscuidade entre o aparato estatal e o crime transfronteiriço. Esse colapso na Bolívia gera ondas de choque imediatas no território brasileiro.

O roteiro é sempre o mesmo. Enquanto a cúpula partidária chora interferência estrangeira, corre para protocolar petições no Supremo Tribunal Federal exigindo investigações contra supostos repasses externos e tentando neutralizar a Lei Magnitsky. O Estado funciona exatamente como uma corporação falida que tenta proibir seus clientes de rescindir o contrato: o pagador de impostos brasileiro fica refém da criminalidade descontrolada e da instabilidade institucional, enquanto a burocracia usa a máquina pública para tentar blindar autoridades de responsabilização em jurisdições externas. Uma lei sancionada no exterior não depende de aval de ministros locais para impedir bancos de operar em praças financeiras globais.

Os bancos que atuam no Brasil captam recursos baratos no mercado internacional para emprestar a juros escorchantes aos pagadores de impostos nacionais, e desobedecer a normativas como a Lei Magnitsky significa corte imediato de liquidez no sistema internacional. O pânico de figuras influentes no judiciário e no governo reflete o medo real do isolamento econômico e da perda de privilégios financeiros. Toda essa encenação histérica sobre interferência eleitoral nada mais é do que uma cortina de fumaça cínica para mascarar o avanço de investigações reais sobre o narcotráfico transnacional e a contaminação de esferas estatais. O cidadão comum é quem arca com a insegurança e o vexame diplomático.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

Até quando a narrativa oficial vai conseguir maquiar os laços do crime transnacional com discursos vazios sobre soberania partidária?

A única resposta sensata diante desse espetáculo previsível de degradação institucional é a soberania individual: blinde o seu patrimônio, proteja a sua família fora do alcance de canetadas desesperadas e não espere qualquer coerência moral de quem loteia o aparato público. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.