BRASIL E MUNDO — Abertura
O mercado eleitoral do botequim estatal está fechando as portas para a chamada terceira via, enquanto o voto útil avança atropelando qualquer ilusão de renovação.
Enquanto os marqueteiros tentavam vender a narrativa de que o Zema ou o Caiado iam surpreender no último minuto, a realidade nua e crua esmaga o teatrinho da esperança.
Mas o detalhe que a grande imprensa esconde nos bastidores revela o verdadeiro desespero dos derrotados, e eu vou te mostrar exatamente para onde corre essa boiada política agora.
BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento
Repare bem no mecanismo técnico dessa desidratação apontada nas colunas do PlatôBR. O eleitor que dizia votar no Caiado ou no Zema entendeu perfeitamente que manter o voto naqueles que não pontuam é jogar papel higiênico na privada. O chamado voto útil não é uma conversão ideológica profunda ou filosófica, é pura e simples aritmética de sobrevivência no curral eleitoral brasileiro, onde ninguém quer ver seu algoz preferido assumir o poder sem oposição. As pesquisas internas nos comitês já captaram esse movimento inevitável de fuga, e os partidos tradicionais começam a pular do barco antes mesmo da apuração das urnas, enquanto figuras como Augusto Curi despencam em índices de aprovação e veem suas bases eleitorais evaporarem de forma vertiginosa nas últimas semanas que antecedem o primeiro turno.
Parece piada de mau gosto, mas não é. Conforme noticiado com riqueza de detalhes, lideranças expressivas do PSD de Ratinho Jr. no Paraná já largaram a mão do governador Caiado e negociam cargos, emendas e palanques diretamente com o clã Bolsonaro. O incentivo perverso da máquina estatal é cristalino: absolutamente ninguém no ecossistema político quer ficar na oposição sem a teta estatal para mamar nos próximos quatro anos. O parasita político migra instantaneamente para onde a densidade do poder se concentra, demonstrando que a lealdade partidária dura exatamente até o segundo antes da verba pública mudar de rumo, garantindo que o gigantesco aparato de campanha continue funcionando perfeitamente à custa de novos acordos obscuros de balcão.
Pense nisso como um monopólio corporativo totalmente falido que tenta desesperadamente manter filiais inviáveis abertas apenas por vaidade executiva. Se o Estado fosse uma empresa privada gerida com o mínimo de critério de mercado ou eficiência operacional, essa tal terceira via já teria pedido falência fraudulenta há muito tempo por falta absoluta de clientes dispostos a comprar o produto. Mas na política compulsória o cliente é obrigado a pagar o imposto sob a ameaça velada de agressão, quer queira quer não, financiando do próprio bolso essa comédia burocrática onde o resultado final já está rigorosamente encomendado desde a largada, mantendo o pagador de impostos refém de uma estrutura monstruosa que consome trilhões de reais em privilégios inegociáveis.
O roteiro é sempre o mesmo e não muda uma única vírgula. Tem gente graúda do próprio ecossistema político e financeiro apostando dinheiro pesado em plataformas de previsão descentralizadas como o Polymarket na tentativa desesperada de inflar artificialmente o candidato da oposição moderada, fingindo para o eleitorado que existe alguma chance real de fuga do bipartidarismo consolidado. É o sujo falando mal do mal-lavado, tentando convencer o incauto pagador de impostos de que existe alguma luz no fim do túnel estatal, enquanto injetam recursos astronômicos para manipular cotações de apostas e iludir trouxas que ainda insistem em acreditar em milagres estatísticos fabricados.
E sabe o que é ainda mais cínico e estarrecedor nessa história toda abordada pelo PlatôBR? Tem analista de plantão nos gabinetes mais luxuosos de Brasília sugerindo, com a cara mais lavada do mundo, que o cenário ideal para a direita não bolsonarista seria deixar o governo Lula ganhar a reeleição para, vejam só que genialidade, limpar o terreno tático para 2030. É de uma imbecilidade e covardia colossais. O sujeito prefere ver o país inteiro afundar de vez na lama do intervencionismo estatista e da inflação só para garantir o seu quinhão de boquinha de gabinete lá na frente, acreditando ingenuamente que o Brasil vai virar um parque de diversões liberal após quatro anos de devastação econômica e social completa.
A verdade inconveniente que nenhum marqueteiro pago a peso de ouro ousa admitir publicamente é que o Brasil entrou em um eixo de polarização permanente sob a nova batuta de Flávio Bolsonaro, considerado pelos caciques partidários bem mais polido, pragmático e articulado que o próprio pai. Não existe uma grande avenida de alternativas mágicas ou moderadas esperando pacientemente em 2030. Ou você lida com a máquina voraz do PT ou lida com a máquina do bolsonarismo, ambas disputando apaixonadamente o privilégio de encher o próprio bolso com o fruto sagrado do seu trabalho diário. O cidadão produtivo continua sendo a única vaca a ser implacavelmente ordenhada nessa fazenda de coelhos chamada Brasil.
BRASIL E MUNDO — Fechamento
Ficar torcendo por salvador da pátria em palanque alheio é o passatempo mais caro e improdutivo que alguém pode escolher. A máquina de moer reputações e recursos vai continuar girando a todo vapor, independentemente de quem sente na cadeira presidencial.
Proteja sua família, blindar seu patrimônio através da descentralização e da independência financeira é a única alternativa real que sobra quando a política partidária se resume a uma briga de quadrilhas pelo espólio do pagador de impostos. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.