BRASIL E MUNDO — Abertura

O presidente do União Brasil — um dos partidos mais abastados com dinheiro público do fundo eleitoral — virou manchete nacional após ter um vídeo de cueca vazado em um quarto de hotel em São Paulo. A gravação, divulgada pelo Diário do Centro do Mundo, mostra uma influenciadora acusando o cacique partidário de traição dupla e violência psicológica, em um verdadeiro espetáculo mambembe.

Repare bem na ironia brutal: a classe política brasileira exige que você, pagador de impostos, entregue metade da sua renda anual sob ameaça de prisão para custear o suposto aperfeiçoamento da democracia. Mas, nos bastidores, o dinheiro do fundão financia a farra, a libertinagem e baixarias dignas de novela mexicana de terceira categoria.

Só que o detalhe sepultado sob essa pilha de fofoca conjugal é o verdadeiro mecanismo perverso por trás dos bastidores de Brasília — e é exatamente esse circo surreal que eu vou te detalhar agora.

BRASIL E MUNDO — Desenvolvimento

Vamos aos fatos concretos trazidos à tona pela reportagem. Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil e candidato a deputado federal, aparece sendo gravado pela influenciadora Luana Deleveldove. Nas imagens, a moça o impede de deixar o quarto, aponta supostas marcas no colchão e afirma conviver há mais de um ano com abuso psicológico, alegando que o político estaria traindo a própria esposa, Flor Rueda, e também a própria amante. O roteiro é sempre o mesmo. Quando as desavenças privadas transbordam para o tribunal da internet, o verniz de civilidade dos donos do poder derrete instantaneamente perante a opinião pública.

Sob a ótica do direito e do próprio conceito de estoppel — aquela regra jurídica que proíbe uma pessoa de agir contra os próprios atos — o caso assume contornos quase cômicos. Se a pessoa aceita voluntariamente o papel de cúmplice em um triângulo amoroso, alegar quebra de exclusividade posterior beira o absurdo. Contudo, do ponto de vista estritamente político, essa briga de alcova escancara algo muito mais profundo: o perfil dos indivíduos que controlam os fundos partidários bilionários. Estamos falando de figuras que gerenciam rios de dinheiro arrecadados coercitivamente do cidadão comum, enquanto vivem uma rotina de excessos completamente desconectada do mundo real.

Faça uma rápida analogia corporativa para entender o tamanho desse escândalo. Imagine uma empresa privada em situação de falência técnica, onde a diretoria exige que o cliente pague mensalidades obrigatórias sem direito a cancelar o serviço. Enquanto o cliente passa privações, o CEO da companhia gasta o faturamento em suítes de luxo, gerando barracos públicos e escândalos de traição. Em um mercado livre e competitivo, essa empresa quebraria em vinte e quatro horas e o executivo seria demitido por justa causa. No Estado brasileiro, no entanto, o cliente é mantido como refém permanente, pagando a conta da festa sem qualquer opção de boicote.

E sabe o que é mais cínico nisso tudo? A própria imprensa estatal e os veículos partidários utilizam esse tipo de vazamento como arma política em ano eleitoral, transformando o debate público em uma comédia pastelão de quinta categoria. Não existe preocupação real com a moralidade ou com o gasto do dinheiro do contribuinte. O vazamento do vídeo de cueca serve unicamente para fritar candidaturas e reordenar o loteamento de cargos nos gabinetes de Brasília. O circo pega fogo, a militância se diverte no X — onde o nome do político figurou nos assuntos mais comentados — e o pagador de impostos continua pagando o ingresso desse teatro de horrores.

Pare para analisar a estrutura de incentivos perversos desse sistema. O presidente de um superpartido como o União Brasil controla centenas de milhões de reais oriundos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. Esse dinheiro não é fruto de doação voluntária de apoiadores entusiasmados; é tirado à força do bolso do trabalhador que mal consegue pagar o mercado no fim do mês. Quando esse poder financeiro gigantesco e desprovido de qualquer controle cai nas mãos da burocracia estatal, a consequência inevitável é a degradação moral e a incompetência explícita. O incentivo do político não é servir ninguém, mas sim perpetuar o próprio monopólio do orçamento.

No fim das contas, a tentativa de destruir a imagem pública de Antônio Rueda com imagens de hotel revela a completa falência do modelo político nacional. A eleição virou um jogo de vale-tudo onde dossiês familiares, gravações clandestinas e acusações mútuas substituem qualquer discussão séria sobre liberdade econômica ou corte de despesas públicas. A verdade é que o eleitor médio nem se choca mais com essas baixarias. O circo virou a norma. É uma palhaçada generalizada onde o aparato estatal opera como um parasita gigante, devorando a riqueza gerada pela sociedade civil enquanto os administradores do caos se divertem nos bastidores.

BRASIL E MUNDO — Fechamento

O vazamento da intimidade de Antônio Rueda é só mais um sintoma grotesco de uma estrutura política podre, onde a elite governamental brinca com o dinheiro público sem qualquer vergonha na cara. Esperar ética, responsabilidade ou qualquer solução vinda desse emaranhado partidário é uma ilusão infantil que só traz frustração e prejuízo financeiro.

Diante de tamanha palhaçada institucional, a sua única saída racional é buscar a soberania individual. Proteja a sua família, blindando o seu patrimônio do alcance do leão do imposto e descentralize a sua vida, sem jamais fiar o seu futuro na mão dessa canalha de colarinho branco. Eu sou Peter Albuquerque para o Web Jornal Vale da Liberdade. Até a próxima.